quinta-feira, 2 de outubro de 2008

GENTILEZA - Trilha sonora da MC


Tarde boaaaa, proveitosa e animada. Escrevendo, trabalhando, intervalos pro telefone, e som...muito som. Só os melhores! Marisa Monte nesse momento. Música: GENTILEZA
Gentileza? tema perfeito. Pensemos então na Gentileza. Pára tudo e vamos falar de gentileza agora. O Gentileza que ela fala na canção na verdade era um profeta, um sábio, que vivia pelas ruas do Rio de Janeiro espalhando, pelos muros da cidade, palavras de amor e paz. Leiam esse texto interessante de Luciano Pires:


"José Datrino, nascido no interior de São Paulo foi morar no Rio quando tinha seus 20 anos. Em 1961, sete dias após uma tragédia em Niterói, o incêndio do Circo Americano, Datrino recebeu um chamado divino e dedicou o resto de seus dias a consolar as pessoas, perdoando-as e ensinado-as a perdoar umas às outras. Chamava a todos de Gentileza. Daí o apelido. Vestido como um apóstolo, pregava nas barcas Rio-Niterói.

Nos anos 80, pintou seus escritos nas pilastras do Viaduto do Caju, com um tipo de letra muito peculiar e na altura exata para quem passava de ônibus pelo local. Um dia, um ogro qualquer mandou apagar seus escritos com cal. Felizmente um professor universitário conseguiu organizar um movimento de recuperação e tombamento dos escritos do Gentileza, cuja história acabou imortalizada na música de Marisa Monte. Gentileza morreu nos anos 90, aos 79 anos.

"Gentileza gera gentileza", dizia o Gentileza. Gentileza demonstra educação. Apreço. Um sorriso, uma expressão educada, uma demonstração de "eu me importo", são capazes de provocar milagres. (...) O Profeta Gentileza recebeu um chamado divino, assumiu uma missão, largou família, negócios e passou a pregar apreço e gentileza.

A maioria viu nele apenas um louco. Que sujava as ruas com aqueles escritos sem importância. Mas alguns, como Marisa Monte, viram um poeta, um sábio. E cantam: `Nós que passamos apressados / Pelas ruas da cidade / Merecemos ler as letras/ E as palavras de Gentileza` Agora pare e responda a pergunta do profeta: `Gentileza, você tem sido verdadeiramente gentil, ultimamente?`"


Vamos cantar à GENTILEZA:


Gentileza
Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta



Esse blog é GENTILEZA!
E agora vocês me dão licença que a TIMBALADA invadiu a MC
"Timbalalá
Timbalalá"
:)

.

Um comentário:

Anônimo disse...

que falta que gentileza faz no mundo.,...